Keynotes Confirmados


aduarte

Afonso Duarte licenciou-se em Química na Universidade de Aveiro e obteve o doutoramento no Laboratório de Biofísica da Universidade de Wageningen (Países Baixos). Durante o PhD focalizou-se no estudo da estrutura e dinâmica de peptídeos membranares por diferentes técnicas espectroscópicas e métodos computacionais. Seguiu-se um PostDoc na Universidade de Utrecht (Países Baixos) onde estudou a as interações proteína - proteína por NMR e métodos computacionais. Desde 2013 é Champion da European Grid Infrastructure para a área das Life Sciences com enfase na Biologia Estrutural. Atualmente é um Marie Curie Fellow no ITQB-UNL onde estuda o mecanismo de funcionamento de proteínas transmembranares transportadoras de iões.

acarvalho

Alexandra Carvalho tem uma Licenciatura em Bioquímica e um doutoramento em Química Computacional realizados na Universidade do Porto. Em Abril 2012 mudou-se para o grupo de Química Computacional da Universidade de Girona onde trabalhou com o Prof. Marcel Swart no estudo de enzimas contendo centros de ferro-enxofre. Desde Marco de 2013 está na Universidade de Uppsala a trabalhar como investigadora no grupo da Prof. Lynn Kamerlin. A sua investigação centra-se no estudo de enzimas promíscuas como um ponto de partida para o seu re-design. Também trabalha com DNA e complexos proteína-DNA de modo a compreender a relação entre estrutura e função.

pjcosta

Bruno L. Victor licenciou-se em 2001 em Bioquímica pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Univ. de Coimbra. Finda a sua licenciatura, e após um ano como bolseiro de investigação, iniciou o seu Doutoramento no ITQB-UNL, onde realizou estudos de modelação molecular em proteínas redox envolvidas no metabolismo de oxigénio e óxido nítrico. Entre os anos de 2007 e 2012 desenvolveu a sua investigação de Pós Doutoramento também no ITQB, centrando aí o seu trabalho na proteína viral Hemaglutinina, bem como em alguns dos seus segmentos peptídicos. Em 2012, integrou a empresa BSIM2, onde trabalha actualmente no desenvolvimento e optimização de inibidores amilóides.

pjcosta

Paulo J. Costa é Licenciado em Química pela FCUL (2003) e Doutorado em Química Inorgânica pela Univ. de Lisboa (2007). Durante o seu Doutoramento utilizou cálculos DFT aplicados ao estudo de mecanismos reaccionais em complexos metálicos. Em 2007 iniciou o seu pós-doc no CICECO (Univ. de Aveiro) onde realizou investigação no campo do reconhecimento molecular de aniões por receptores sintéticos e o seu transporte através de modelos de membranas usando MD. Desde 2013 é Equiparado a Inv. Auxiliar na unidade QOPNA­-UA e ultimamente a sua investigação tem-se focado em sistemas relacionados com doenças neurodegenerativas, difusão de transportadores de iões através de modelos de membranas e o estudo teórico de "halogen bonds".

pfaisca

Patrícia F.N. Faísca fez o doutoramento em Física pela Universidade de Warwick (Reino Unido) no âmbito do programa Gulbenkain de Doutoramento em Biologia e Medicina. Entre 2008 e 2013 foi investigadora Ciência 2007 e investigadora FCT na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa onde é atualmente professora auxiliar no Departamento de Física. Os seus interesses de investigação centram-se em aspectos fundamentais do ‘folding’ e agregação de proteínas bem como na compreensão dos mecanismos microscópicos que estão na génese das chamadas doenças conformacionais.

Zeynep H. Gumus

Zeynep H. Gumus é Professora Auxiliar no Departamento de Genética e Genomica do Mount Sinai School of Medicine em NYC. Recebeu seu PhD pela Universidade de Princeton e fez pós-doc em Weill Medical College of Cornell University e UPenn Medical School. Dr. Gumus desenvolve métodos e ferramentas computacionais de biologia de sistemas usadas no contexto da medicina personalizada. Ela trabalha no desenvolvimento de novas tecnologias de visualização e análise de dados HT, no estudo de dados padrão que permitem prever doenças (como biomarcadores) e na descoberta dos fundamentos da doença ou da resposta terapêutica. O objetivo final passa pela identificação do patogênios e dos alvos de drogas para se obter uma medicina personalizada. Dr. Gumus está ansiosa para colaborar com grupos portugueses e, além disso, está interessada em conhecer cientistas computacionais que queiram juntar-se ao seu laboratório.


Consulte o Livro de Abstracts



Programa